Como posicionar seu código de barras no produto

A orientação do código de barras depende da curvatura da embalagem

Se o código de barras estiver em uma superfície plana (por exemplo, uma caixa de papelão), a orientação preferencial do código de barras é “cerca de estacas” (onde as barras do código de barras são como uma cerca e o número do código de barras está na parte inferior).

Se o código de barras estiver em uma superfície curva (por exemplo, uma garrafa), a orientação preferida do código de barras é “escada” (onde o código de barras é girado de modo que as barras sejam como uma escada). Quando um código de barras é impresso em uma superfície curva, às vezes os extremos do código de barras desaparecem ao redor da curva e não podem ser lidos por um leitor de código de barras – girando o código de barras, parece que uma escada evita esse problema.

Observe que o processo de impressão pode determinar a orientação do código de barras. Dependendo do processo de impressão que você usa, você pode descobrir que obterá uma qualidade de impressão muito maior se as barras do código de barras correrem na direção da impressão (“direção da web”) – nesta situação, é melhor imprimir o código de barras na direção da impressão, se possível.

Imprimir código de barras em uma superfície lisa

Certifique-se de que o código de barras seja colocado em uma superfície lisa para que nenhuma parte do código de barras fique em uma dobra ou borda da embalagem. O código de barras não deve dobrar a esquina. Nenhum grampo deve passar pelo código de barras. Não imprima em perfurações, costuras, dobras ou papel absorvente.

Deixe espaço suficiente ao redor do código de barras.

Certifique-se de que haja espaço suficiente ao redor do símbolo do código de barras e que outros símbolos ou texto não o invadam. Um código de barras de varejo (EAN-13 ou UPC-A) tem uma “zona tranquila” de 2 mm-3 mm (margem em branco) nos lados esquerdo e direito. Certifique-se de que essas zonas silenciosas sejam deixadas como estão e não sejam cortadas ou sobrepostas a outros símbolos / texto.

Se necessário, você pode reduzir seu código de barras EAN-13 (ou UPC-A) para 80% do tamanho padrão – ou seja, até cerca de 30 mm de largura x 20 mm de altura. Não recomendamos reduzir o tamanho do código de barras além disso.

Evite imprimir muito perto da borda de um produto. É aqui que o operador do caixa pode manter o item e, assim, bloquear o código de barras. 8 mm da borda é a recomendação oficial e não mais próximo do que 5 mm da borda.

Livros e revistas

Os códigos de barras ISBN do livro devem ser impressos no canto inferior direito da capa traseira do livro.

Os códigos de barras ISSN de revistas e jornais devem ser impressos na capa frontal, na parte inferior.