Tipos de códigos de barras

EAN-13

Nome: EAN-13

Também conhecido como: GTIN-13, código de barras de varejo, número de artigo europeu

Dígitos codificáveis: 0-9

Comprimento: 13 dígitos

Objetivo: Identificar produtos exclusivos de varejo no ponto de venda

Os números de artigos europeus (códigos de barras EAN) compreendem 13 dígitos. Eles são usados ​​em todo o mundo em todos os produtos de varejo, exceto livros e revistas. Eles são os códigos de barras mais usados ​​globalmente, exceto nos EUA e no Canadá, onde os códigos de barras UPC-A (Código de produto universal) são mais comuns. Na Nova Zelândia, o EAN-13 é provavelmente o código de barras de que você precisa se tiver produtos que deseja estocar em uma loja de varejo.

Cada EAN-13 é específico do produto e codificado em uma imagem de código de barras. Isso significa que quando o código de barras é digitalizado nos sistemas da loja, os dados de preço e estoque relacionados ao seu produto são registrados pelo varejista. Um número EAN-13 diferente, portanto, é necessário para cada produto exclusivo.

UPC-A

 

Nome: UPC-A

Também conhecido como: Código de produto universal, código de barras de varejo, GTIN-12

Dígitos codificáveis: 0-9

Comprimento: 12 dígitos

Objetivo: Identificar produtos exclusivos de varejo no ponto de venda

Os códigos de barras UPC de 12 dígitos são usados ​​predominantemente nos EUA e Canadá em todos os produtos de varejo, exceto para livros e revistas. Os códigos de barras UPC são anteriores aos códigos EAN-13 e começaram a aparecer nas lojas nos EUA na década de 1970. Se você está vendendo nos EUA ou Canadá, provavelmente deseja usar um código UPC-A em vez de um código EAN-13.

EAN-8

 

Nome: EAN-8

Também conhecido como: Artigo Europeu Número 8

Dígitos codificáveis: 0-9

Comprimento: 8 dígitos

Objetivo: Usado para produtos pequenos que não cabem em um EAN-13

Um código de barras menor globalmente exclusivo destinado a produtos MUITO PEQUENOS – difícil de obter e disponível apenas na GS1 (uma organização associada). Os códigos de barras EAN-8 têm apenas 8 dígitos – isso significa que há um número limitado deles e, portanto, o GS1 os guarda com cuidado. Portanto, para obtê-los, você precisa enviar uma prova de que seu produto é muito pequeno e esperar para ver se o GS1 aprova isso.

ITF-14

Example of a GTIN-14 (in ITF-14 Format)

 

Nome: ITF-14

Também conhecido como: TUN, Carton Code, GTIN-14

Dígitos codificáveis: 0-9

Comprimento: 14 dígitos

Objetivo: este é um código de embalagem. Os varejistas o usam para otimizar seus produtos internos.

Códigos de embalagem ITF-14 são criados a partir de códigos de barras EAN-13 e UPC-A. Eles só são usados ​​em depósitos em caixas contendo uma quantidade específica do produto que o código de barras representa. Esses códigos não são para produtos vendidos individualmente no varejo. Por exemplo, uma caixa de vinho vendida como uma única unidade precisaria de um código de barras de varejo. Você pode precisar de um código ITF-14 se tiver uma caixa de remessa cheia de garrafas de vinho retirada e vendida individualmente depois de chegar à loja.

 

ISBN

 

Nome: ISBN

Também conhecido como: Book Barcode, International Standard Book Number, ISBN Barcode

Dígitos codificáveis: 0-9

Comprimento: 13 dígitos

Objetivo: Vender livros no varejo

Números de livro padrão internacional (ISBN) são números exclusivos atribuídos a um livro. Os ISBNs começam com 978 e são distribuídos por agências de ISBN em cada país (consulte isbn-international.org/agency). Eles também podem ser obtidos por meio de agências de publicação independentes, como bookisbn.org.uk, usado para autores de publicação independente.

Códigos de barras ISBN são códigos de barras gerados com base em um ISBN. Cada livro tem um ISBN exclusivo, portanto, isso garante que dois códigos de barras ISBN não sejam iguais, permitindo que os varejistas acompanhem facilmente cada livro ao estocá-lo e vendê-lo.

ISSN

 

Nome: ISSN

Também conhecido como: International Standard Serial Number, Magazine Barcode, ISSN Barcode

Dígitos codificáveis: 0-9

Comprimento: 13 dígitos mais suplemento de 2 ou 5 dígitos

Objetivo: os códigos de barras ISSN são para revistas vendidas no caixa

Os códigos de barras do magazine são chamados de códigos de barras ISSN e são baseados em um número ISSN exclusivo que cada magazine é atribuído. Se você pretende publicar e vender uma revista, precisará de um número ISSN obtido no Centro Internacional ISSN. Depois de ter seu número, ele pode ser convertido por uma empresa de código de barras como a nossa em um código de barras exclusivo de 13 dígitos no varejo.

 

Code 39

 

Nome: Código 39

Também conhecido como: Alpha 39, USD-3, Type-39, Code 3-9

Dígitos codificáveis: caracteres alfanuméricos mais alguns símbolos especiais

Comprimento: Variável

Objetivo: etiquetas de ativos, crachás, cartões de membro, etc. Qualquer sistema fechado que precise de identificadores exclusivos

Os códigos de barras Code 39 são usados ​​para numeração exclusiva interna. Isso os torna apropriados para rotulagem de ativos, cartões de membro, livros da biblioteca ou qualquer outro item interno que precise ser rastreado ou gerenciado. Ninguém está regulamentando a exclusividade desses códigos de barras (ao contrário dos códigos de barras de varejo), portanto, eles não podem ser usados ​​fora de um sistema fechado. Os códigos de barras Code 39 têm baixa densidade de dados, o que significa que cada caractere que eles contêm ocupa muitas barras e espaço. Devido a isso, esses códigos não são adequados para cadeias de caracteres muito longas.

 

Code 128

 

Nome: Código 128

Também conhecido como: Sem nomes alternativos

Dígitos codificáveis: todos os caracteres ASCII (128 caracteres)

Comprimento: Variável

Objetivo: Como os códigos de barras do Código 39, esses códigos podem ser usados ​​para etiquetas de ativos, crachás, cartões de membro, etc. Qualquer sistema fechado que precise de identificadores exclusivos

Os códigos de barras do Code 128 são muito semelhantes ao Code 39 no sentido de que são códigos não regulamentados adequados para uso interno. A principal diferença entre os dois é que o Code 128s tem uma densidade de dados mais alta (mais caracteres podem ser codificados em um espaço menor) e podem conter qualquer caractere ASCII em vez de apenas alfanuméricos e alguns símbolos.

Code 11

 

Nome: Código 11

Também conhecido como: USD-8

Dígitos codificáveis: 0-9 e – (traço)

Comprimento: Variável

Objetivo: usado principalmente em telecomunicações

Os códigos de barras Code 11 são relativamente simples, com uma gama limitada de dígitos codificáveis. Eles são de alta densidade, o que significa que cada personagem não ocupa muito espaço. As empresas de telecomunicações costumam usar códigos de barras do código 11 para identificar equipamentos e outros ativos comerciais importantes.

 

Code 93

 

Nome: Código 93

Também conhecido como: USS Code 93, USS 93, Code 9/3

Dígitos codificáveis: o mesmo que o código 39, portanto, caracteres alfanuméricos mais alguns símbolos especiais

Comprimento: Variável

Objetivo: Uso interno (como Código 39 e 128

O código de barras Code 93 é uma versão atualizada do Code 39, com codificação mais eficiente, leitura mais confiável e maior variedade de caracteres. Os usos são iguais aos do Código 39 e os Correios do Canadá usam o Código 93s para uso interno.

GS1-128

 

Nome: GS1-128

Também conhecido como: UCC-128, EAN-128

Dígitos codificáveis: caracteres numéricos

Comprimento: variável, número par de caracteres preferidos

Objetivo: pode codificar uma enorme variedade de detalhes sobre a remessa de um produto

O GS1-128 é um subconjunto dos códigos de barras Code-128 mencionados acima. No entanto, esses códigos de barras GS1 incluem apenas números, ao contrário dos códigos 128 regulares. Eles podem codificar vários detalhes do produto, como data de validade, data de embalagem, número do lote, peso líquido e muito mais. Consulte https://en.wikipedia.org/wiki/GS1-128 para obter detalhes.

SSCC

 

Nome: SSCC

Também conhecido como: Código Serial de Contêiner de Remessa

Dígitos codificáveis: numérico

Comprimento: 18 dígitos

Objetivo: Usado no nível terciário de transporte (paletes etc.), esses códigos comunicam a empresa e o número da remessa

Códigos de contêineres em série para remessa são códigos de remessa que informam de qual empresa veio um contêiner, palete ou caixa externa. Eles são diferentes dos códigos de contêiner ITF-14 porque cobrem uma remessa com vários produtos diferentes (e, portanto, códigos EAN-13), ao contrário dos códigos ITF-14, que são correspondidos 1: 1 com códigos EAN. Esses códigos SSCC são iterados por um para cada pedido, para que o varejista saiba que está recebendo a 20ª remessa da empresa de genéricos (por exemplo).

 

Codabar

 

Nome: Codabar

Também conhecido como: Codeabar, Código Ames, Código 2 de 7, Monarca, USD-4

Dígitos codificáveis: dígitos numéricos e alguns símbolos especiais

Comprimento: Variável

Objetivo: Usado para rastreamento de ativos, por exemplo livros da biblioteca, o Codabar pode funcionar mesmo em material de impressão abaixo do ideal

O Codabar é um código de barras um tanto desatualizado, encontrado em alguns sistemas de inventário interno desatualizados, como bibliotecas. Esses códigos são projetados para funcionar mesmo quando impressos em papel de baixa qualidade ou criados com uma impressora mecânica (máquina de escrever). É semelhante ao Código 39, mas menos versátil no que pode conter.

 

QR Code

 

Nome: QR Code

Também conhecido como: Quick Response Code, Matrix Barcode

Dígitos codificáveis: alfanuméricos e símbolos

Comprimento: variável, mais caracteres = código mais complexo

Objetivo: comumente usados ​​para codificar o URL de um site, os códigos QR são extremamente versáteis e podem conter quase tudo

Os códigos QR se tornaram um recurso muito comum de marketing, publicidade e comunicação de informações armazenadas digitalmente por meio de um objeto físico (o código). Esses códigos de barras podem armazenar mais dados do que os códigos 2D tradicionais e são fáceis de digitalizar com um smartphone.